CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA O VIII SRFPMESS 2014.
1. Os trabalhos individuais ou coletivos, submetidos e aprovados sobre pesquisas concluídas, em andamento ou experiência de estágio supervisionado serão apresentados por um/a dos/as autor/as indicados/as no ato da submissão.
2. Os trabalhos serão apresentados na modalidade de comunicação oral, os quais deverão versar sobre um dos eixos temáticos.
3. Cada autor/a poderão submeter até dois (02) trabalhos, podendo ser individual ou coletivo.
4. Os trabalhos coletivos deverão ter no máximo cinco (05) autores/as.
5. O número de páginas permitido é de, no mínimo cinco (05) e, no máximo, sete (07).
6. Para garantir a apresentação dos trabalhos aprovados, pelo menos um/a dos/as autores/as deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
7. Os trabalhos devem obedecer ao seguinte formato:
7.1.Devem ser digitados em Word for Windows, ou programa compatível. Documento do Word 97-2003.
7.2.Fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das citações e notas no corpo do texto, que serão 10.
7.3.Espaço 1,5 entre partes do texto.
7.4.Páginas configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.
8. Na primeira página do texto deverá incluir, de forma centralizada, o título do trabalho em maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, sem negrito, com até 15 palavras. Em seguida, uma linha abaixo do título, alinhado à direita, incluir o(s) nome(s) do(as) autor(as), com respectivo vínculo profissional e título acadêmico.
9. Duas linhas abaixo dos nomes doas/ autores, deve ter a indicação do Eixo Temático. Na sequência, duas linhas abaixo dos nomes dos autores, o resumo deve ter entre 150e 200 palavras, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas, justificado e em texto contínuo.
10. O resumo do trabalho deve conter uma sequência lógica de introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Logo abaixo do resumo, devem ser listadas as palavras-chave, em número mínimo de três e máximo de cinco.
11. Os trabalhos devem ser submetidos em um dos eixos temáticos dos Grupos de Trabalhos (GTs) abaixo descritos:
11.2. GT 1: Formação, Trabalho Profissional e Serviço Social:
Significado socio-histórico da profissão. Matrizes teórico-metodológicas no Serviço Social. Dimensões teórico-metodológica, ético-política, técnico-operativa e investigativa do Serviço Social. Espaços sócio-ocupacionais e exercício profissional. Desafios contemporâneos para formação e trabalho profissional. Projeto Ético Político e exercício profissional. Estágio Supervisionado e formação profissional. Neoconservadorismo e inflexões no Serviço Social. Organização política da categoria.
11.3. GT 2: Conjuntura, trabalho, lutas sociais e organização política da classe trabalhadora:
Desenvolvimento capitalista e o trabalho assalariado. Relação trabalho e “questão social”. Transformações do capitalismo contemporâneo e as reconfigurações das relações de trabalho. Estado, direitos e democracia na contemporaneidade. Transformações societárias, reconfigurações do Estado e crise capitalista. Relação Estado e sociedade civil. Classe, consciência de classe e lutas sociais. Organização dos/as trabalhadores/as: partidos, sindicatos e outras formas de organizações coletivas. Configurações das lutas sociais no capitalismo contemporâneo. Debate sobre “novos” movimentos sociais. Relação teórico-política e intervenção do Serviço Social com os movimentos e organizações da classe trabalhadora.
11.4. GT 3 :“Questão social”, políticas sociais e Serviço Social:
Particularidades da “questão social” no Brasil. Transformações societárias, “questão social” e Serviço Social. Estado e intervenção nas expressões da “questão social”. Relação “questão social” e Serviço Social: perspectivas teórico-metodológicas. Política social: fundamentos sociohistorico e perspectivas teóricas. Políticas Sociais: Educação, Saúde, Previdência, Assistência Social, Habitação. Fundo público e financeirização das políticas sociais na atualidade. Gestão e avaliação de políticas sociais. Controle e
participação social. Neodesenvolvimentismo e políticas sociais. Tendências contemporâneas das políticas sociais e implicações para o Serviço Social.
11.5. GT 4: Ética, Direitos Humanos e Serviço Social:
Fundamentos socio-histórico da Ética e dos Direitos Humanos. Serviço Social, Ética e Direitos Humanos: perspectivas e Projeto Ético-Político Profissional. Direitos humanos: concepções e limites no contexto da sociedade burguesa. Particularidades da construção dos Direitos Humanos no Brasil. Direitos Humanos e segmentos sociais: criança, adolescentes, juventude, mulheres, pessoa idosa, pessoa com deficiência, LGBT, indígenas e negros/as. Violência e Direitos Humanos. 
11.6.GT 5: Relações sociais de gênero, raça/etnia, gerações e diversidade sexual:
Relações de gênero, classe e raça-etnia. Violência contra a mulher, Estado e políticas públicas. Políticas Sociais e gerações: infância, adolescência, juventude e velhice. Direitos, políticas públicas e diversidade sexual. Preconceito e discriminação. Patriarcado. Racismo. Movimentos Sociais e Políticas afirmativas. 
11.7.GT 6: Questão urbana, agrária, ambiental e Serviço Social:
Questão agrária e capitalismo. Relação campo e cidade. Movimentos sociais e reforma agrária. O direito à cidade, questão urbana e conflitos sociais. O direito à moradia, planejamento urbano e territorialidade. Crise do capital e questão ambiental. 
11.8.GT 7: Educação, Universidade e Movimento Estudantil:
Educação e Universidade: rebatimentos da ofensiva neoliberal. Reforma e autonomia Universitária. Expansão e Precarização do Ensino Superior. Papel do movimento estudantil na defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Programas governamentais do ensino superior: PROUNI, REUNI e FIES. Política de Assistência Estudantil no contexto de expansão e interiorização do ensino superior. Movimento Estudantil e articulação com os movimentos e as lutas sociais. Relação partidos políticos e Movimento Estudantil de Serviço Social. Movimento Estudantil de Serviço Social:
historicidade, desafios, conquistas e direção política. Contribuições do Movimento Estudantil na formação profissional. 
11.9.GT 8.: Cultura e sociabilidade:
Cultura popular e cultura de massas. Dimensão de classe no debate de cultura. A Contribuição da Cultura Popular para Reconhecimento da Classe Trabalhadora. Cultura, ideologia e hegemonia. Estratégias de Agitprop (agitação e propaganda). Acesso e socialização dos Bens Culturais. Cultura, Mídia e ideologia. Serviço Social e Cultura. Políticas Públicas de Cultura.
12. O texto do trabalho (resumo expandido) deve constar: INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO e a CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo arábico) ajustado à margem esquerda.
13. O artigo deverá ser enviado para o e-mail trabalhossrfpmessifce@gmail.com , contendo no “assunto” do e-mail a área temática, nos seguintes formatos: um arquivo em documento de Word 97-2003 (sem o nome dos/as autores/as) e outro arquivo em PDF (com o nome dos/as autores/as).
14. A submissão dos trabalhos será no período de 25 de setembro a 27 de outubro.
15. Os estudantes com que submeteram trabalhos para avaliação terão prioridade no ato da inscrição. Sendo assim, as inscrições somente terão início no dia 22 de outubro.
16. A lista dos trabalhos aprovados será divulgada a partir do dia 05 de novembro.

8 comentários:

  1. Olá, gostaria de tirar uma dúvida a respeito da quantidade de trabalhos por autor. Podem ser enviados dois trabalhos coletivos (ou individuais) por autor ou necessariamente tem que ser um individual e outro coletivo? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Viviane, cada autor(a) poderá ter seu nome em no máximo dois trabalhos! Podendo ser 02 trabalhos coletivos ou 02 individuais ou assim: 01 coletivo e 01 individual! Contato que cada autor(a) tenha seu nome no maximo em 02 trabalhos!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, algumas pessoas estão com dúvidas sobre o item 1. Só poderão ser enviados trabalhos resultados da experiência de estágio? E quanto ao envio, é o trabalho completo ou resumo, o resumo é como? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ola Ana Clara! Como diz no item 1, os trabalhos podem ser de varios tipos, pode ser de pesquisas concluidas OU em andamento, OU de experiencia de estagio! O trabalhos são em formato de RESUMO EXPANDIDO, isto é de 5 á 7 paginas, quem deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão! Esse é o formato do trabalho definitivo a ser enviado!

    ResponderExcluir
  5. Onde está a lista dos trabalhos aprovados?

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de saber onde está a lista de trabalhos aprovados.

    ResponderExcluir